Essa ferramenta é muito útil na hora de regular a ação das cordas na guitarra e deixa muito pouco espaço para equívocos em uma regulagem. Antes de ter essa ferramenta eu usava um cartão de crédito que cortei no raio da escala, já dá pra imaginar que a coisa não era muito precisa. O pior de tudo é que no começo a gente não tem noção, ou nem para e pensar mesmo, têm preguiça e acaba não pesquisando direito e a regulagem nunca fica boa. Depois de um tempo tocando descobri esta ferramenta, o gabarito de raio, mas ainda não sabia usa-lo. Eu deixava as cordas niveladas, porém fazia tendo como referência a parte de cima das cordas, ou seja, fuuuuuu#@!&*^*%*ia com a ação das cordas. Isso pode parecer algo muito óbvio pra muitos, contudo na época que comecei a regular o meu próprio instrumento eu mal sabia tocar direito e portanto não sabia diferenciar uma boa regulagem de uma ruim. Também naquela época, existiam imagens na internet mostrando a ferramenta embaixo das cordas, mas a internet não bombava tanto e eu não conheci a ferramenta pela internet, além do que achava que o meu jeito era o certo...coisas da vida.
Vamos agora à utilização do gabarito. A ferramenta deve ser colocada em baixo das cordas e daí sim fazer a regulagem de altura dos carrinhos, como mostrado na Figura 1. Lembrando que nada te impede de usar a ferramenta como na Figura 2, mas existem várias desvantagens com essa regulagem.
Figura 1
Cada um é livre pra fazer as coisas como bem entender, mas não aconselho. Esse não é um dos casos que dizemos que não exite o certo e o errado, como a ordem de pedais, já que fazer os ajustes dessa forma vai dificultar a tocabilidade. Eu diria que fazer como na Figura 2 é muito desaconselhável.
Figura 2
Para não restar dúvida, a nossa referência é a parte inferior das cordas como na Figura 3 e nunca como na Figura 4, como eu fazia erroneamente no passado.
Existem outros tipos de gabaritos, mas o meu é este mesmo da Figura 5. O nome da ferramenta em inglês é understring radius gauge, só pelo nome o cara já saca o modo de usar a ferramenta e evita o jeito errado.
Figura 5
A nossa língua é muito complexa e as vezes nos confunde um pouco, já o inglês é mais prático em várias situações. E falando em inglês, vou deixar um vídeo da stewart macdonald onde se pode ver as mais diversas formas e utilidades de gabaritos de raio. Esse site, que muitos já devem conhecer, tem de tudo em se tratando de ferramentas para luthieria, a desvantagem é o imposto que pagamos por comprar do exterior, mas fica a dica.
Vale lembrar que as vezes é necessário fazer uns ajuste fino nas primeiras cordas, levantando essas cordas um pouco, principalmente para raios menores que por sua vez têm escala mais curvada. Isso porque num bend as notas podem morrer quando a corda esbarra na escala, é ai que vemos a importância de não apenas ter a ferramenta e saber como ele funciona, mas também se na prática vai tudo funcionar bem. Também por esse motivo não é muito fácil conseguir uma ação muito baixa em escalas de raio menor sem evitar trastejamentos e esse problema na hora dos bends. No mercado livre é possível encontrar essa ferramenta, com vários raios, e o preço é bem justo, a qualidade eu não posso atestar. Como se pode ver no vídeo dá até pra ajustar os pólos de captadores com essa ferramenta, comprovando que o investimento vale, como diria o chaves, muitíssissississimo a pena.
Valeu! \m/(o,o)
Parabéns, seu trabalho é maravilhoso, sucesso!
ResponderExcluir